Exposição zé no ateliê

 

Biografia de José Maria Dias da Cruz

Nascido em 1935 no Rio de Janeiro, José Maria Dias da Cruz é considerado um mestre da pintura tamanha carga teórica e intelectual com a qual atravessa o manuseio das tintas e das cores. Atualmente vive e trabalha em Florianópolis-SC e no Rio de Janeiro, foi professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no MAM Rio. Filho do escritor e intelectual Marques Rebelo,  teve a oportunidade de conviver com Pancetti, Milton Dacosta, Santa Rosa, Iberê Camargo, Di Cavalcanti, entre outros, além de ter estudado na Europa com Emilio Pettoruti. Estudioso das cores pulicou os seguintes livros: A Cor e o Cinza,  Cromatismo Cezanneano, Pintura, cores e coloridos.

EM 1998, foi realizada uma retrospectiva de sua obra no Paço Imperial, que foi considerada pelo jornal O Globo uma das 10 mais importantes exposições realizadas naquele ano no Rio de Janeiro. Em enquete realizada pelo Jornal do Brasil, foi citado entre os 70 artistas brasileiros mais importantes do século XX.

Com mais de 70 anos de pintura, o artista possui obras nos principais acervos públicos do país, tais como: MAC Niterói; MAR do Rio de Janeiro; MASC Florianópolis; MAM São Paulo; MAM Rezende, MAM Americana; Museu do Banco do Brasil e em importantes coleções como as de Luís Chrystósomo, Gilberto Chateaubriand e João Satammini; Gonçalo Ivo e outras.

Compartilhe: