CURSO DE PINTURA COM O PINTOR JOSÉ MARIA DIAS

Investimento: R$250,00 mensais

Então, houve uma mudança no horário das aulas do Zé Maria. A primeira aula será na quinta dia 27/04 das 14:00 – 17:00, mas depois o curso será todo nas sextas feiras das 14:30 – 17:30. (Pedimos desculpa pela mudança do horário, mas o Professor teve um contratempo e teve que mudar)
Alguns esclarecimentos para quem tem dúvidas:
1. Quais as técnicas ministradas:
A aula acontece da seguinte maneira, o Professor José Maria apresenta a  parte teórica. Os exercícios em aula serão feitos com tinta acrílica. Aí o aluno tem uma semana para trabalhar em casa e produzir umtrar trabalho poético, e levará para o professor ver e dar sua avaliação. Para este trabalho feito em casa o aluno pode usar o material que quiser, aquarela, acrílica, óleo, guache etc..
2. Tem certificado?
Sim damos um certificado
3. Carga Horaria:
Cerca de 84 horas/aula
4. Houve uma mudança no horário, a primeira aula será na quinta dia 27/04 das 14:00-17:00, mas depois o horário de aula será nas sextas das 14:30 – 17:30 ( Pedimos desculpa pela mudança de horários, mas o Professor teve um contratempo e teve que mudar)
Para fazer a sua inscrição, confirme no e-mail arv.da.felicidade@gmail.com
O pagamento da primeira mensalidade se dá no ato da matrícula.

O CURSO:

O curso tem como objetivo desenvolver o pensamento plástico e repensar a cor excluindo o círculo cromático tradicional

A lista de matérias será indicada na primeira aula

Abaixo os itens a serem estudados

O conflito entre a percepção sensível a linguagem. (texto de Mário Guerreiro e Paul Valery) O pensamento plástico.

Consciência do espaço plástico:

Imagens de Claude Lorrain, Poussin e Kandinky. Ritmo enquanto recorrência pressentida e perspectivada por um ponto ideal, e a percepção do espaço perspectivado em movimento com vários níveis de apreensão.

Caravaggio (Natureza Morta) e o plano pictórico. Mondrian.

Pastel Degas – Sobre o centro.

O circulo cromático absoluto e sua inatualidade.  A pretensão de explicar todos os fenômenos cromáticos da natureza.

As cores simples de Leonardo da Vinci.

Frase de Poussin. Ver pelo aspecto e ver prospectivamente.

Construção de diagramas cromáticos a partir das observações de Leonardo.

Escalas cromáticas com a seis cores simples de Leonardo.

O rompimento do tom segundo Van Gogh e Redon.

Um novo conceito de rompimento de tom.

Frase de Cézanne sobre o cinza.

O cinza sempiterno.

A geometria dos fractais e o espaço cezanneano.

Ver pelos intervalos. Análise de um quadro de Cézanne.

Análise de um quadro de Chardin: a verdade em pintura.

Exercícios a partir do rompimento do tom.

Exercícios a partir do cinza sempiterno.

Paleta mínima, e o espaço quantitativo e qualitativo.

O conceito de serpenteamento de Leonardo da Vinci.

Análise de um quadro de Braque.

A visão bi-ocular.

A linhas de contorno ou o serpenteamento em Cézanne.

Contrastes cromáticos, Cores concêntricas e excêntricas.

Claves de valor, o gráfico e o pictórico.

Frase de Cézanne: “A medida que pintamos, desenhamos, quanto mais a cor se harmoniza, mas a forma se precisa.”

O cone a esfera e o cilindro e a construção do espaço cezanneano.

A estrutura cromática em Rembrandt e Caravaggio

A lógica do terceiro incluído.

Uma geometria das cores.

Retrospecto das aulas anteriores.

 

 

Currículo – José Maria Dias da Cruz

Introdução

“O artista não é um ego, é um eco”. Nada mais pertinente que utilizar esse pensamento do próprio José Maria Dias da Cruz para apresentá-lo. Nascido no Rio de Janeiro em 1935, filho do escritor Marques Rebelo, que colocou o filho em contato com importantes artistas: Iberê Camargo, Pancetti, Milton Dacosta, Tarsila do Amaral, Santa Rosa e outros.  Em 1956 viajou para Paris e lá estudou com o pintor Emílio Pettoruti. Em 1967 pintou o quadro Formulário que dá início a seu projeto plástico. Publicou três livros: A Cor e o cinza, e O cromatismo cezanneano e Pintura, cores e coloridos. Em 1998 é realizada uma retrospectiva de sua obra no Paço Imperial, que foi considerada pelo jornal O Globo uma das 10 exposições mais importantes realizadas naquele ano  no Rio de Janeiro. Em enquete realizada pelo Jornal do Brasil foi citado entre os 70 artistas brasileiros mais importantes do século XX. É contratado da Galeria TNT Arte.

F O R M A Ç Ã O

1956 – Recebe bolsa do Ministério das Relações Exteriores e Carte de Étudiant Patronné do Ministère de L’Education Nationale do governo francês. Estuda em Paris na Academie de La Grande Chaumière, particularmente com Friedlander (gravura) e Emílio Petorutti (pintura), até 1958, quando retorna ao Brasil.

1955/56 – Estuda pintura com Jan Zach, Aldary Toledo, Thomás Santa Rosa e Flávio de Aquino.

A T I V I D A D E S
D I D Á T I C A S
2013 Retorna à Escola de artes Visuais do Parque Lage

2003 a 2007 Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

2009 – Museu Vitor Meirelles – Floripanópolis – 5 aulas sobre cores e coloridos

2010 – Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Filosofia – Palestra sobre Cézanne

1987 a 1999 – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – professor de pintura.

1983 a 1986 – Museu de Arte Moderna, Rio – professor de pintura.

O B R A S  P U B L I C A D A S

“Cadernos de Aulas – Cor” – MAM-RJ, 1984.

Da Cor na Pintura – o Ponto de Passagem – 1989 – Edições do autor (Este livro foi revisto e reeditado em 2000, em edição do autor, com um novo título: A cor e o cinza – Rompimentos, revelações e passagens)

Gonçalo Ivo, o livro das árvores – Texto de apresentação – Rio, Editora Sextante, 2000.

O cromatismo cezanneano – Patrocínio Fundação Catarinense de Cultura – 2010

Pintura, cores e coloridos – Bookness editora – 2013

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